Macan e Cayenne valem três quartos das vendas da Porsche!
Agarrem-se puristas da Porsche e mordam os dedos da mão para não gritarem! Não que seja algo de inesperado mas os números de 2016 revelaram um panorama duro de aceitar, cruel mesmo! A Porsche deixou de ser uma marca de automóveis desportivos e assumiu-se definitivamente como um construtor especializado… em SUV!
E se o Cayenne já levara a Porsche a volumes de produção que até aí desconhecera, o Macan… "explodiu" a escala, arriscando-se a transformar-se rapidamente no Porsche mais vendido de sempre. Só no ano passado foram vendidos quase 100 mil Macan, enquanto o Cayenne ultrapassou ligeiramente a fasquia das 70 mil unidades.
No conjunto, os dois SUV representaram 70% das vendas da Porsche, enquanto o quarteto de modelos desportivos – as inúmeras variantes do 911, os 718 Cayman e Boxster e o superdesportivo 918 Spyder – se ficaram pelos 24%, ou seja, quase três vezes menos!
Actualmente, a Porsche não só se transformou num construtor de SUV por excelência, como é um autêntico especialistas em… 4x4, já que a esmagadora maioria dos seus modelos – mesmo os 911 e o Panamera – são vendidos com tracção integral. Mas, atendendo aos resultados, estamos convencidos que até o mais empedernido dos puristas já se rendeu a esta fórmula de sucesso!