Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Macan S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Cayenne S
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche Panamera Sport Turismo
Porsche 718 Cayman
Porsche 718 Cayman
Porsche 718 Cayman
Porsche 718 Cayman
Porsche 718 Cayman
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Porsche 911 Carrera GTS
Macan e Cayenne valem três quartos das vendas da Porsche!

Agarrem-se puristas da Porsche e mordam os dedos da mão para não gritarem! Não que seja algo de inesperado mas os números de 2016 revelaram um panorama duro de aceitar, cruel mesmo! A Porsche deixou de ser uma marca de automóveis desportivos e assumiu-se definitivamente como um construtor especializado… em SUV!

Não, não é nenhum exagero… Exagero será, para os indefectíveis da longa história da marca alemã, construída sobre o mito do 911 e os sucessos na pista, o peso de 70% que o Macan e o Cayenne têm nas vendas da Porsche! Exactamente, quase três quartos das vendas da marca de desportivos por excelência são de SUV… e essa foi a grande jogada comercial do construtor de Zuffenhausen que assim garantiu não só a sua sobrevivência como uma invejável pujança económica!

E se o Cayenne já levara a Porsche a volumes de produção que até aí desconhecera, o Macan… "explodiu" a escala, arriscando-se a transformar-se rapidamente no Porsche mais vendido de sempre. Só no ano passado foram vendidos quase 100 mil Macan, enquanto o Cayenne ultrapassou ligeiramente a fasquia das 70 mil unidades.

No conjunto, os dois SUV representaram 70% das vendas da Porsche, enquanto o quarteto de modelos desportivos – as inúmeras variantes do 911, os 718 Cayman e Boxster e o superdesportivo 918 Spyder – se ficaram pelos 24%, ou seja, quase três vezes menos!

Já a berlina Panamera não encontra o mesmo sucesso, ficando apenas com 6% das vendas, embora tenha a atenuante de ter sido substituída na segunda metade do ano passado, por uma geração muito mais apelativa. Além disso, este ano receberá o reforço da variante Sport Turismo, apresentada no salão de Genebra, pelo que é de esperar que a sua representatividade venha a crescer.

O sucesso de um construtor não é a forma como se agarra a um produto de sucesso e o eterniza – embora a Porsche o tenha feito como mais nenhuma outra marca! –, mas a agilidade com que se adapta a novos tempos. E a marca alemã, ainda sob a batuta do anterior presidente Wendelin Wiedeking – que tinha a curiosa frase "o prazer começa às 4000 rpm, onde acaba um motor Diesel"… – soube antecipar o mercado e adaptar-se.

Actualmente, a Porsche não só se transformou num construtor de SUV por excelência, como é um autêntico especialistas em… 4x4, já que a esmagadora maioria dos seus modelos – mesmo os 911 e o Panamera – são vendidos com tracção integral. Mas, atendendo aos resultados, estamos convencidos que até o mais empedernido dos puristas já se rendeu a esta fórmula de sucesso!

Em destaque